sexta-feira, agosto 04, 2006

Fukkeduk - Ornithozozy [1994]

Fukkeduk - Ornithozozy [1994] - Bitrate: 192 kbps
Baixe as faixas do disco clicando aqui.

Fukkeduk é outra grande banda belga da escola R.I.O./chamber-rock, certamente uma das mais notáveis, que tem à frente o violinista Rik Verstrepen, que em muito supera a sonoridade de sua banda original, o Cro-Magnon.

Junto com X-Legged Sally e Simpletones, outras muito prolíficas bandas, dão forma a uma muito criativa família de bandas similares em Gent, Bélgica.

Foi em 1994 que gravaram seu primeiro e único album, Ornithozozy, um grande disco que, curiosamente, teve como produtor Nick Didkovsky, guitarrista e um dos principais compositores da Doctor Nerve, de Nova Iorque.

O entrosamento entre a banda e o produtor, surtiu resultados mais do que satisfatórias, pois sua música é selvagem, levada às últimas conseqüências, primando por uma execução irrepreensível, quiçá um híbrido entre o próprio Doctor Nerve e o também belga X-Legged Sally.

O que realmente distingue a banda de suas conterrâneas é a maneira enérgica, intensa e com uma irreverência a la Zappa, com que executa suas curtas obras musicais, não fazendo uso, em momento algum, de sutilezas ou melodramas.

Nessa obra, o que às vezes pode parecer extravagente e louco, é conduzido com grandes doses de lúcido virtuosismo, com canções carregadas de influêncas folk, com alguns misteriosos elementos de jazz, gravado como se parcialmente improvisado, como uma grande orquestra avant prog. Mesmo quando mergulhada em um complexo virtuosismo de música de câmara, é possível de se sentir nitidamente toda a fúria de uma banda de jazz-rock movida a violoncelos furiosos, violinos afiados, guitarras pesadas e sopros em geral, sem nunca perder um direcionamento e estilo avant bastante característico mesmo para uma banda que lançou um disco só.

E é justamente neste ponto que se encontra o seu único defeito como banda: O fato de não nos ter brindado com outra pérola como esta.


Faixas:

1. Louis Cxiv
2. Wrong Country
3. Cochonet
4. Orteké!
5. Lulu de I'odeur Di Bibi
6. L' Homme Qui Rêvait de Mettre le Lune Dans as Poche
7. Si Vous Êtes Alfred Schlicks, Then I Have to Be Julius Meinl
8. Brauchen Sie Noch Ein Bisschen Sand?
9. Chico
10. Fnuk
11. Suck
12. Treponema

Músicos:

- Jan Kuijken Cello, Electric Cello
- Rik Verstrepen Violin, Whistle (Human), Whistle (Instrument)
- Kristof Roseeuw Bass (Electric), Saw, Singing Saw, Double Bass, Bass (Upright), Block
Flute
- Paul Klinck Violin - Bart Maris Flugelhorn, Trumpet
- Tom De Wulf Drums, Percussion
- Fukkeduk Applause, Handclapping, Main Performer, Vocals
- Nick Didkovsky Guitar, Producer
- Nicolas Roseeuw Block Flute, Saxophone, Voices
- Frank Ghysels Amplifiers, Guitar

Deliciem-se e comentem.

7 Comments:

Blogger Alphonse van Worden said...

Ainda não conhecia o álbum, que me surpreendeu muitíssimo com sua vigorosa fusão de dada music zappiana, música centro-européia, esmerilhações free e detonação R.I.O.

10:39 PM  
Blogger Juliano F. Mattos said...

É excelente sim, inclusive já tinha te sugerido esse disco diversas vezes há uns tempos atrás.

1:37 PM  
Blogger El 'Sdee said...

Só tenho a agradecer por você apresentar e deixar à disposição discos tão obscuros a nós, que somos tão novos nesse imenso mundo progressista. Esse disco é fenomenal!! Realmente uma pena não terem nos presenteado com outras obras como esta.
Valeu!!!

7:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very nice site! Consumers report laptops botox free fucking nude girls giving lap dances outlook answering machine webcam frame grabber User tuomasweb site promotion canada Star ice cpu cooler Printable blank bingo cards clogging myspace dancing Arizona alpine water bed specifications

11:25 AM  
Blogger MORUS: MUSICATERAPIA said...

EXELENTE BANDA, NECESITABA ESCUCHAR ALGO FRESCO.
MORUS
R-U KAISER

5:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Será que dá para voltar pôr um novo linkzinho p o albúm dos Fukkeduk ? :D obrigado, desde já

9:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hi there, the link is not working. Can you please upload this album, please?:)

8:51 PM  

Postar um comentário

<< Home